PROJETO TRÂNSITO LEGAL 5º B – EMEF FERNANDA G. R. COVRE 01/01/2011 Profª Marilene Aparecida do Amaral |
PROJETO : TRÂNSITO LEGAL
EMEF. Fernanda Grazielle Resende Covre – Hortolândia – SP
Professora Marilene Aparecida do Amaral – 5º ano b - 2011
Duração do projeto: durante todo o ano letivo
JUSTIFICATIVA:
Em todos os tempos da nossa história, o homem sentiu a necessidade de se deslocar de um lugar para outro, em busca de seus interesses, como alimentos, abrigos, bem estar...
Em cada tempo, ele precisou superar desafios, criar novas possibilidades, recursos que facilitassem atingir seus objetivos e necessidades.
Conhecer esta história, compreender o caos do trânsito na atualidade, as diversas regras, as sinalizações, condições ideais dos carros, das vias públicas, direitos e deveres de pedestres, motoristas... são essenciais para garantirmos um trânsito sustentável e humanizado.
OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos a compreenderem as regras básicas e essenciais de sinalizações no trânsito. Os direitos e deveres de cada um, responsabilidades , formando neles valores de consciência humana, ambiental e de cidadania.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Conhecer a história dos deslocamentos das pessoas, desde o princípio da humanidade até os dias atuais;
· Compreenderem o real significado da palavra trânsito, e como estão inseridos, ativos nele;
· Conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, como se comportar nele, garantindo a própria segurança e a dos outros;
· Conhecerem os diversos tipos de sinalizações e a importância de estarem atentos a elas;
· Levá-los a conhecer as transgressões e de como evitá-las;
· Compreenderem: a necessidade do uso de cadeirinhas, do cinto de segurança, da boa conservação dos veículos, das vias públicas, das sinalizações, da boa conduta de motoristas, pedestres...
· Reconhecer nosso bairro (como flui o trânsito, quais meios de transportes mais comuns, percurso até a escola...)
· Identificar que atitudes podem ser melhoradas nos moradores, para uma melhor humanização no trânsito (transgressões às leis, lixos jogados pela janela do carro, pedestres pelas ruas...);
· Formar nos alunos atitudes que valorizem a harmonia, a sustentabilidade, paz no trânsito;
· Divulgar notícias sobre acidentes de nossa região, quais os motivos deles e como poderiam ser evitados;
· Diagnosticar problemas relacionados a dificuldade de acessibilidade de todos no trânsito ( sinalizações, calçadas sem obstáculos, transporte público adequado...);
· Conhecer os diversos tipos de combustíveis (priorizar o conhecimento sobre combustíveis poluentes e os ecologicamente corretos);
· Compreenderem porque é importante priorizarmos os transportes coletivos, as bicicletas...
· Aliar este projeto ao uso das novas tecnologias, publicando nossos trabalhos num blog;
· Compreenderem os direitos e deveres de pedestres e motoristas;
· Fazer com que sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, em casa com seus familiares, amigos...
· Trabalhar a interdisciplinaridade (estatísticas, linguagem escrita e falada, história, geografia, meio ambiente, ciências, artes, matemática...)
ESTRATEGIAS:
· Introdução ao projeto, como será desenvolvido;
· Historia do trânsito na humanidade ( vídeo o trânsito na vida do homem); debate.
· Como é o trânsito no nosso bairro e na nossa cidade? (atividades de pesquisa, observações, fotos, mídia impressa e falada...);
· Leitura de diversos gêneros literários que abordem o tema (notícias de jornais, revistas, história em quadrinhos, panfletos, poemas...)
· Debates ( O que poderia ser feito em nosso bairro e região para melhorar o trânsito? De que forma posso contribuir? Como divulgar nossas idéias às outras pessoas?
· Entrevistas/palestras com responsáveis pelo trânsito de nossa cidade, com questões que sejam de curiosidade da turma, (levantadas e organizadas anteriormente);
· Construção de trabalhos, poemas, acrósticos, paródias, cartazes de alertas, textos, charges, maquetes, (atividades comporão portifolio individual do aluno), pesquisas, publicações e postagens no blog (portifólio virtual da turma)...
· Produção escrita coletiva e publicação no blog , de uma carta alerta sobre a condutas incorretas no trânsito.
· Elaboração e participação em gincanas (de trajetos e atendendo a comandos ), jogos de trilhas...
AVALIAÇÃO
A cada atividade desenvolvida o aluno será avaliado:
· Participou dos debates, deu opinião, apresentou sugestões?
· Compartilhou idéias?
· Cooperou com os trabalhos em grupo, foi responsável em suas tarefas?
· Foi comprometido? Mostrou-se interessado/motivado?
· Produzir textos respondendo a questões como: O que aprendi hoje? O que ainda não sei sobre este assunto? Como posso aprender mais? Como posso divulgar este conhecimento a outras pessoas?
BIBLIOGRAFIA: