Este é meu blog. Nele compartilho minhas experiências educacionais com todos. Seja bem vindo.
RSS

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AZUL E LINDO

AZUL E LINDO



Este é o planeta Terra. E aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.

Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o universo. Nesta buscas são usados: telescópios cada vez mais poderosos, foguetes, antenas capazes de ir cada vez mais longe. Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, água e vida.

Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não. E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos. Por isso os membros da Organização da Nacões Unidas (ONU) preocupando-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir este problema. E dessas reuniões têm saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra venha a se transformar num ambiente hostil, com vários desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.

Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:

“Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável.”

“todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas.”

A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados. Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.

É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governantes, para que olhem mis para os povos e grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e harmonia com a natureza. É justo que todos os povos queiram melhorar a vida. Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem conseqüência no outro.

Assim nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.

Ruth Rocha e Otávio Roth - Adaptado de Azul e Lindo: planeta Terra, nossa casa.

Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.



E VOCÊ O QUE ESTÁ FAZENDO, PARA COLABORAR?

0 comentários: