Este é meu blog. Nele compartilho minhas experiências educacionais com todos. Seja bem vindo.
RSS

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DECLARAÇÃO DO MILENIO

http://www.leninhamaral.blogspot.com/DECLARAÇÃO DO MILÊNIO




Vamos ampliar nosso olhar para o mundo e ver o que anda acontecendo em conferências mundiais. Será que os governos e chefes de Estado estão se empenhando para mudar a estrutura daquelas questões que mais afetam a compreensão e a afirmação da Ética do ser humano e de seu desenvolvimento?

A resposta é positiva e está na “Declaração do Milênio”, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro de 2000. Esse documento reúne várias metas estabelecidas em conferências mundiais na década de 90, como resultado da avaliação dos mais preocupantes problemas mundiais. Essa análise estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015.

Dela surgiram os “8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. Com os quais o Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, comprometeu-se ao assinar o pacto comum em defesa da sustentabilidade do planeta.

Os “Objetivos do Milênio” são macro-objetivos a serem alcançados através de ações concretas dos governos e da sociedade. Pense neles como compromisso inadiável da agenda de cada um, da agenda da humanidade, da agenda do planeta.



OS OITO OBJETIVOS SÃO:

Erradicar a fome e a miséria; ( No Brasil, há mais de um milhão de crianças abaixo do peso para a sua idade, por não consumirem o mínimo de calorias e nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento.)

proporcionar educação básica de qualidade para todos; ( nas pesquisas mais recentes sobre educação, o Brasil aparece como um dos países em que mais ocorre evasão escolar. Dos estudantes que entram na primeira série, 1/3 aproximadamente parte não chegam à 5ª serie)

possibilitar a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; ( a história da humanidade revela que por muito tempo os homens e mulheres não tinham os mesmos direitos. Ainda hoje os homens tem melhores salários que as mulheres, por exemplo).

reduzir a mortalidade infantil; ( incentivar o aleitamento materno, à boa nutrição da gestante e a melhorias no saneamento básico e no sistema de saúde.)

melhorar a saúde das gestantes; ( melhorias no sistemas de saúde, promovendo o acompanhamento do pré-natal e durante o parto, além do acesso da gestante a uma alimentação adequada.)

combater a Aids, a malária e outras doenças; ( conter a propagação do HIV e outros males).

promover qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente; ( respeito ao Meio ambiente, combater o desperdício de água, o desmatamento, trabalhar os 3 “erres” Reduzir , Reciclar e Reutilizar para diminuirmos o lixo na natureza).

trabalhar em cooperação pelo desenvolvimento. (nos unirmos pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais, para alcançarmos essas metas).

0 comentários: