“ NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ; A PAZ É O CAMINHO” (Mahatma Gandhi)
Cultivando a Amizade, construindo a paz de nosso lugar, é um projeto a ser desenvolvido durante todo o ano letivo com os alunos do 5º ano B, desta escola.
Tem como objetivo, propiciar a convivência pacífica entre todos os alunos, fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união...
Levá-los a compreenderem e assumirem a responsabilidade de adotar atitudes que venham a reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivem a cultura da paz para todas as pessoas com quem convivem.
Outros projetos da turma (Trânsito, Leitura, Meio Ambiente, Artes...) também contemplarão alguns dos objetivos deste projeto.
NOME DO PROFESSOR: Marilene Aparecida do Amaral
INSTITUIÇÃO: EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre
CIDADE: Hortolândia
ESTADO:São Paulo
E-MAIL DE CONTATO: marileneaamaral@ig.com.br
NOME DO PROJETO: CULTIVANDO A AMIZADE, CONSTRUINDO A PAZ NO MEU LUGAR!
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, Historia...
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 5º ano do Ensino Fundamental
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
METAS |
Cultivem bons atos que os auxiliem uma melhor convivência entre seus familiares, colegas e, principalmente no convívio escolar. Valorizem a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola incentivando a paz. |
Reflitam rotineiramente, sobre suas atitudes. Como elas podem ser interpretadas pelo outro e que toda ação pode gerar uma reação. |
Enriqueçam e se apropriem de novas palavras que expressem gentilezas, gratidão, solidariedade, companheirismo, partilha, união, amor ao próximo... |
Aprendam a se respeitarem durante o desenvolvimento de atividades escolares, individualmente ou em grupos. |
Aprendam a amar e a respeitar o nosso meio ambiente, o nosso lugar, os animais... desenvolvam o sentimento da afetividade. |
Trabalhar a auto estima e a auto confiança para que sejam mais desinibidos e expressem com segurança seus sentimentos e emoções. |
Compreendam e respeitem as limitações individuais (físicas, psicológicas...) dos colegas e das outras pessoas de sua convivência; |
Respeitar as diversidades raciais, religiosas, culturais, sociais... |
Demonstrem autonomia e responsabilidade nas soluções de conflitos, visando esclarecê-los, resolvê-los ou minimizá-los |
Incorporar o uso de novas tecnologias na sala de aula e em casa. Usar destes recursos para divulgar nossas atividades; Compartilhem experiências, aprendizados, dúvidas... através do nosso blog usando de diversas ferramentas com o sites de busca, slides, PowerPoint, H.Q, webquest, vídeos... |
Aprendam a organizar todas as atividades em portifólio específico para o projeto (pasta tipo catálogo) e também no portifólio virtual ( nosso blog). |
QUESTÃO ESSENCIAL (QE) |
Como cultivar e conquistar novos amigos? Como ser tolerante em relação ao outro? Como podemos melhorar nosso relacionamento? Como usar as novas tecnologias na minha formação, satisfazendo minhas curiosidades e necessidades e com responsabilidade? |
QUESTÕES DE AULA (QAs) |
Rever e elaborar rotineiramente atividades e dinâmicas que possibilitem novas e/ou melhores aproximações, que desenvolva o respeito, a afetividade, a tolerância... entre o grupo e outras pessoas. |
Atividades que permitam enxergar no outro suas qualidades e que estas sejam enaltecidas; |
Compreender o porque precisamos ter bons modos. |
Compreender porque devemos ser responsáveis no uso da internet e de outras tecnologias? |
QUESTÕES DE CONTEUDO (QCs) |
Trabalhando a identidade. Quem sou eu? |
Conhecendo melhor nossa turma. Trabalho com planilhas, gráficos... |
O que são bons modos e como eles ajudarão a melhorar o nosso relacionamento? |
Como eram educadas as crianças de outras épocas (no lar, na escola...)? E nos tempos atuais? |
Quais cuidados devemos ter para o uso responsável da internet. |
O que é bullying? O que é cyberbullying? Como evitar? Denunciar? |
Texto Bílblico. |
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Ø Computador(es) munido(s) de diversos recursos;
Ø Máquina fotográfica;
Ø Aparelho de som, CDs;
Ø Vídeo e DVD;
Ø Cópias de textos;
Ø Livros, revistas, jornais...
Ø Bíblia;
Ø Materiais escolares diversos e comuns.
Ø Pastas/portifólios;
Ø Caderno para registros.
AVALIAÇÃO:
Disporei de várias estratégias para avaliar os alunos durante os processos do desenvolvimento do projeto.
|
Perguntas de conferencia:
Avalia a capacidade dos alunos a pensarem e refletirem. Tem o intuito de verificarmos o raciocínio e fornecermos um feedback durante o desenvolvimento do projeto.
· Você acha que é um bom amigo, por quê?
· Quais as qualidades de um amigo?
· Que atitudes você precisa melhorar?
· Para você qual é o preço de uma amizade?
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO:
REGISTROS:
Ao final da atividade, pedir que reflitam e escrevam em seus diários, sobre as novas aprendizagens e reflexões, com o objetivo de analisar e posteriormente fornecer-lhes um feedback, esclarecendo possíveis mal-entendidos, dando-lhes explicações adicionais, se julgar necessário.
Tem a finalidade ainda avaliar se compreenderam o tema/assunto abordado. Para auxiliarem no relatório, segue algumas instruções:
· Esta semana/aula eu aprendi que...
· Como me desempenhei na tarefa de hoje?
· O que ajudou ou atrapalhou na aprendizagem de hoje?
· Neste momento o que é desafiador para você? Conte sua dificuldade.
· No que você precisa melhorar?
· Alguma coisa o deixou confuso na aula de hoje?
· Qual sua opinião sobre... ? Por que você acha isso?
· O que você aprendeu sobre si mesmo?
· Sobre o que mais gostaria de aprender?
Conferindo suas capacidades de refletirem e pensarem sobre como aprendem.
· Você está fazendo o melhor que pode? Consegue melhorar ainda mais? No que poderia melhorar?
· Tem revisado suas produções?Acha importante? Por que?
· Tem participado das aulas? Ouve atentamente as explicações?
· Procura esclarecer suas duvidas? De que forma?
· O que tem feito para melhorar suas relações com a professora e com os colegas?
|
· O que você achou do projeto?
· O que aprendeu sobre si mesmo? Que mudanças observou em você? Qual foi a mais difícil?
· Existe alguma coisa que ainda precise melhorar? O quê?
· Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu dele?Por quê?
· Deixe uma mensagem, a outras pessoas.
QUER SABER MAIS SOBRE ESTE PROJETO? SUGESTÃO DE ATIVIDADES... ENTRE EM CONTATO.
marileneaamaral@ig.com.br
“ NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ; A PAZ É O CAMINHO” (Mahatma Gandhi)
Cultivando a Amizade, construindo a paz de nosso lugar, é um projeto a ser desenvolvido durante todo o ano letivo com os alunos do 5º ano B, desta escola.
Tem como objetivo, propiciar a convivência pacífica entre todos os alunos, fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união...
Levá-los a compreenderem e assumirem a responsabilidade de adotar atitudes que venham a reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivem a cultura da paz para todas as pessoas com quem convivem.
Outros projetos da turma (Trânsito, Leitura, Meio Ambiente, Artes...) também contemplarão alguns dos objetivos deste projeto.
NOME DO PROFESSOR: Marilene Aparecida do Amaral
INSTITUIÇÃO: EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre
CIDADE: Hortolândia
ESTADO:São Paulo
E-MAIL DE CONTATO: marileneaamaral@ig.com.br
NOME DO PROJETO: CULTIVANDO A AMIZADE, CONSTRUINDO A PAZ NO MEU LUGAR!
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, Historia...
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 5º ano do Ensino Fundamental
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
METAS |
Cultivem bons atos que os auxiliem uma melhor convivência entre seus familiares, colegas e, principalmente no convívio escolar. Valorizem a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola incentivando a paz. |
Reflitam rotineiramente, sobre suas atitudes. Como elas podem ser interpretadas pelo outro e que toda ação pode gerar uma reação. |
Enriqueçam e se apropriem de novas palavras que expressem gentilezas, gratidão, solidariedade, companheirismo, partilha, união, amor ao próximo... |
Aprendam a se respeitarem durante o desenvolvimento de atividades escolares, individualmente ou em grupos. |
Aprendam a amar e a respeitar o nosso meio ambiente, o nosso lugar, os animais... desenvolvam o sentimento da afetividade. |
Trabalhar a auto estima e a auto confiança para que sejam mais desinibidos e expressem com segurança seus sentimentos e emoções. |
Compreendam e respeitem as limitações individuais (físicas, psicológicas...) dos colegas e das outras pessoas de sua convivência; |
Respeitar as diversidades raciais, religiosas, culturais, sociais... |
Demonstrem autonomia e responsabilidade nas soluções de conflitos, visando esclarecê-los, resolvê-los ou minimizá-los |
Incorporar o uso de novas tecnologias na sala de aula e em casa. Usar destes recursos para divulgar nossas atividades; Compartilhem experiências, aprendizados, dúvidas... através do nosso blog usando de diversas ferramentas com o sites de busca, slides, PowerPoint, H.Q, webquest, vídeos... |
Aprendam a organizar todas as atividades em portifólio específico para o projeto (pasta tipo catálogo) e também no portifólio virtual ( nosso blog). |
QUESTÃO ESSENCIAL (QE) |
Como cultivar e conquistar novos amigos? Como ser tolerante em relação ao outro? Como podemos melhorar nosso relacionamento? Como usar as novas tecnologias na minha formação, satisfazendo minhas curiosidades e necessidades e com responsabilidade? |
QUESTÕES DE AULA (QAs) |
Rever e elaborar rotineiramente atividades e dinâmicas que possibilitem novas e/ou melhores aproximações, que desenvolva o respeito, a afetividade, a tolerância... entre o grupo e outras pessoas. |
Atividades que permitam enxergar no outro suas qualidades e que estas sejam enaltecidas; |
Compreender o porque precisamos ter bons modos. |
Compreender porque devemos ser responsáveis no uso da internet e de outras tecnologias? |
QUESTÕES DE CONTEUDO (QCs) |
Trabalhando a identidade. Quem sou eu? |
Conhecendo melhor nossa turma. Trabalho com planilhas, gráficos... |
O que são bons modos e como eles ajudarão a melhorar o nosso relacionamento? |
Como eram educadas as crianças de outras épocas (no lar, na escola...)? E nos tempos atuais? |
Quais cuidados devemos ter para o uso responsável da internet. |
O que é bullying? O que é cyberbullying? Como evitar? Denunciar? |
Texto Bílblico. |
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Ø Computador(es) munido(s) de diversos recursos;
Ø Máquina fotográfica;
Ø Aparelho de som, CDs;
Ø Vídeo e DVD;
Ø Cópias de textos;
Ø Livros, revistas, jornais...
Ø Bíblia;
Ø Materiais escolares diversos e comuns.
Ø Pastas/portifólios;
Ø Caderno para registros.
AVALIAÇÃO:
Disporei de várias estratégias para avaliar os alunos durante os processos do desenvolvimento do projeto.
|
Perguntas de conferencia:
Avalia a capacidade dos alunos a pensarem e refletirem. Tem o intuito de verificarmos o raciocínio e fornecermos um feedback durante o desenvolvimento do projeto.
· Você acha que é um bom amigo, por quê?
· Quais as qualidades de um amigo?
· Que atitudes você precisa melhorar?
· Para você qual é o preço de uma amizade?
DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO:
REGISTROS:
Ao final da atividade, pedir que reflitam e escrevam em seus diários, sobre as novas aprendizagens e reflexões, com o objetivo de analisar e posteriormente fornecer-lhes um feedback, esclarecendo possíveis mal-entendidos, dando-lhes explicações adicionais, se julgar necessário.
Tem a finalidade ainda avaliar se compreenderam o tema/assunto abordado. Para auxiliarem no relatório, segue algumas instruções:
· Esta semana/aula eu aprendi que...
· Como me desempenhei na tarefa de hoje?
· O que ajudou ou atrapalhou na aprendizagem de hoje?
· Neste momento o que é desafiador para você? Conte sua dificuldade.
· No que você precisa melhorar?
· Alguma coisa o deixou confuso na aula de hoje?
· Qual sua opinião sobre... ? Por que você acha isso?
· O que você aprendeu sobre si mesmo?
· Sobre o que mais gostaria de aprender?
Conferindo suas capacidades de refletirem e pensarem sobre como aprendem.
· Você está fazendo o melhor que pode? Consegue melhorar ainda mais? No que poderia melhorar?
· Tem revisado suas produções?Acha importante? Por que?
· Tem participado das aulas? Ouve atentamente as explicações?
· Procura esclarecer suas duvidas? De que forma?
· O que tem feito para melhorar suas relações com a professora e com os colegas?
|
· O que você achou do projeto?
· O que aprendeu sobre si mesmo? Que mudanças observou em você? Qual foi a mais difícil?
· Existe alguma coisa que ainda precise melhorar? O quê?
· Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu dele?Por quê?
· Deixe uma mensagem, a outras pessoas.
QUER SABER MAIS SOBRE ESTE PROJETO? SUGESTÃO DE ATIVIDADES... ENTRE EM CONTATO.
marileneaamaral@ig.com.br