Este é meu blog. Nele compartilho minhas experiências educacionais com todos. Seja bem vindo.
RSS

PROJETO: CULTIVANDO A AMIZADE, CONSTRUINDO A PAZ NO NOSSO LUGAR!











“ NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ; A PAZ É O CAMINHO”  (Mahatma Gandhi)

Cultivando a Amizade, construindo  a paz  de nosso lugar, é um projeto a ser desenvolvido durante todo o ano letivo com os alunos do 5º ano B, desta escola.
Tem como objetivo, propiciar a convivência pacífica entre todos os alunos,  fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união...
Levá-los a compreenderem e assumirem   a responsabilidade de adotar atitudes  que venham a  reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivem a cultura da paz para todas as pessoas com quem convivem.
Outros projetos da turma  (Trânsito, Leitura, Meio Ambiente, Artes...) também contemplarão  alguns dos objetivos deste projeto.

NOME DO PROFESSOR: Marilene  Aparecida do Amaral
INSTITUIÇÃO: EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre
CIDADE: Hortolândia
ESTADO:São Paulo
E-MAIL DE CONTATO:  marileneaamaral@ig.com.br

NOME DO PROJETO:  CULTIVANDO A AMIZADE, CONSTRUINDO A PAZ NO MEU LUGAR!
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, Historia...
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 5º ano do Ensino Fundamental
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
METAS
Cultivem bons atos  que os auxiliem uma melhor convivência entre seus familiares,    colegas e, principalmente no convívio escolar. Valorizem  a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola incentivando a paz.
Reflitam rotineiramente, sobre suas atitudes. Como elas podem ser interpretadas  pelo outro e  que toda ação pode gerar uma reação.
Enriqueçam e se apropriem de novas palavras que expressem gentilezas, gratidão, solidariedade, companheirismo, partilha, união, amor ao próximo...
Aprendam a se respeitarem  durante o desenvolvimento de  atividades escolares, individualmente ou em grupos.
Aprendam a amar e a respeitar o nosso meio ambiente, o nosso lugar, os animais... desenvolvam o sentimento da afetividade.
Trabalhar  a auto estima e a auto confiança para que sejam mais desinibidos e expressem com segurança seus sentimentos e emoções.
Compreendam e respeitem  as limitações individuais (físicas, psicológicas...) dos colegas e das outras pessoas de sua convivência;
Respeitar  as diversidades raciais, religiosas, culturais, sociais...
Demonstrem autonomia e responsabilidade nas soluções de conflitos, visando esclarecê-los, resolvê-los ou minimizá-los
Incorporar o uso de novas tecnologias na sala de aula e em casa. Usar destes recursos para divulgar nossas atividades;
Compartilhem  experiências, aprendizados, dúvidas... através do nosso blog usando de diversas ferramentas com o sites de busca, slides, PowerPoint, H.Q,  webquest, vídeos...
Aprendam a organizar todas as atividades em portifólio específico para o projeto (pasta tipo catálogo) e também no portifólio virtual ( nosso blog).

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como cultivar e conquistar novos amigos?
Como ser tolerante em relação ao outro?
Como podemos melhorar nosso relacionamento?
Como usar   as novas tecnologias na minha formação, satisfazendo minhas curiosidades e necessidades e com responsabilidade?

QUESTÕES DE AULA (QAs)
Rever e elaborar   rotineiramente atividades e dinâmicas que possibilitem novas e/ou melhores  aproximações, que  desenvolva o respeito, a afetividade, a tolerância... entre o grupo e  outras pessoas.
Atividades que permitam enxergar no outro suas qualidades e que estas sejam enaltecidas;
Compreender  o porque precisamos ter bons modos.
Compreender porque devemos ser responsáveis no uso da internet e de outras tecnologias?

QUESTÕES DE CONTEUDO (QCs)
Trabalhando a identidade. Quem sou eu?
Conhecendo melhor nossa turma. Trabalho  com planilhas, gráficos...
O que são bons modos e como eles ajudarão a melhorar o nosso relacionamento?
Como eram educadas as crianças de outras épocas (no lar, na escola...)? E nos tempos atuais?
Quais cuidados devemos ter para o uso responsável da internet.
O que é bullying? O que é cyberbullying? Como evitar? Denunciar?
Texto Bílblico.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Ø  Computador(es) munido(s) de diversos recursos;
Ø   Máquina fotográfica;
Ø  Aparelho de som, CDs;
Ø  Vídeo e DVD;
Ø  Cópias de textos;
Ø  Livros, revistas, jornais...
Ø  Bíblia;
Ø  Materiais escolares diversos e comuns.
Ø  Pastas/portifólios;
Ø  Caderno para registros.



AVALIAÇÃO:
Disporei de várias estratégias para avaliar os alunos durante os processos do desenvolvimento do projeto.
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO:





Perguntas de conferencia:
            Avalia  a capacidade dos alunos a pensarem e refletirem. Tem o intuito de verificarmos o raciocínio e fornecermos um feedback durante o desenvolvimento do projeto.

·         Você acha que é um bom amigo, por quê?
·         Quais as qualidades de um amigo?
·         Que atitudes você precisa melhorar?
·         Para você qual é o preço de uma amizade?




DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO:

REGISTROS:

Ao final da atividade, pedir que reflitam e escrevam  em seus diários, sobre as novas aprendizagens e reflexões, com o objetivo de analisar e posteriormente fornecer-lhes  um feedback, esclarecendo possíveis mal-entendidos, dando-lhes explicações adicionais, se julgar necessário.
Tem a finalidade ainda  avaliar se compreenderam o tema/assunto abordado.  Para auxiliarem no relatório, segue algumas instruções:
·         Esta semana/aula eu aprendi que...
·         Como me desempenhei na tarefa de hoje?
·         O que ajudou ou atrapalhou na aprendizagem de hoje?
·         Neste momento o que é desafiador para você? Conte sua dificuldade.
·         No que você precisa melhorar?
·         Alguma coisa o deixou confuso na aula de hoje?
·         Qual sua opinião sobre... ? Por que você acha isso?
·         O que você aprendeu sobre si mesmo?
·         Sobre o que mais gostaria de aprender?

Conferindo suas capacidades de refletirem e pensarem sobre como aprendem.

·         Você está fazendo o melhor que pode? Consegue melhorar ainda mais? No que poderia melhorar?
·         Tem revisado suas produções?Acha importante? Por que?
·         Tem participado das aulas? Ouve atentamente as explicações?
·         Procura esclarecer suas duvidas? De que forma?
·         O que tem feito para melhorar suas relações com a professora e com os colegas?

APÓS A EXECUÇÃO DO PROJETO:



·         O que você achou do projeto?
·         O que aprendeu sobre si mesmo? Que mudanças observou em você? Qual foi a mais difícil?
·         Existe alguma coisa que ainda precise melhorar? O quê?
·         Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu dele?Por quê?
·         Deixe uma mensagem, a outras pessoas.


QUER SABER MAIS SOBRE ESTE PROJETO? SUGESTÃO DE ATIVIDADES... ENTRE EM CONTATO.
marileneaamaral@ig.com.br










“ NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ; A PAZ É O CAMINHO”  (Mahatma Gandhi)

Cultivando a Amizade, construindo  a paz  de nosso lugar, é um projeto a ser desenvolvido durante todo o ano letivo com os alunos do 5º ano B, desta escola.
Tem como objetivo, propiciar a convivência pacífica entre todos os alunos,  fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união...
Levá-los a compreenderem e assumirem   a responsabilidade de adotar atitudes  que venham a  reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivem a cultura da paz para todas as pessoas com quem convivem.
Outros projetos da turma  (Trânsito, Leitura, Meio Ambiente, Artes...) também contemplarão  alguns dos objetivos deste projeto.

NOME DO PROFESSOR: Marilene  Aparecida do Amaral
INSTITUIÇÃO: EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre
CIDADE: Hortolândia
ESTADO:São Paulo
E-MAIL DE CONTATO:  marileneaamaral@ig.com.br

NOME DO PROJETO:  CULTIVANDO A AMIZADE, CONSTRUINDO A PAZ NO MEU LUGAR!
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDA(S): Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, Historia...
SÉRIE(S) PARA QUAL É INDICADO: 5º ano do Ensino Fundamental
TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
METAS
Cultivem bons atos  que os auxiliem uma melhor convivência entre seus familiares,    colegas e, principalmente no convívio escolar. Valorizem  a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola incentivando a paz.
Reflitam rotineiramente, sobre suas atitudes. Como elas podem ser interpretadas  pelo outro e  que toda ação pode gerar uma reação.
Enriqueçam e se apropriem de novas palavras que expressem gentilezas, gratidão, solidariedade, companheirismo, partilha, união, amor ao próximo...
Aprendam a se respeitarem  durante o desenvolvimento de  atividades escolares, individualmente ou em grupos.
Aprendam a amar e a respeitar o nosso meio ambiente, o nosso lugar, os animais... desenvolvam o sentimento da afetividade.
Trabalhar  a auto estima e a auto confiança para que sejam mais desinibidos e expressem com segurança seus sentimentos e emoções.
Compreendam e respeitem  as limitações individuais (físicas, psicológicas...) dos colegas e das outras pessoas de sua convivência;
Respeitar  as diversidades raciais, religiosas, culturais, sociais...
Demonstrem autonomia e responsabilidade nas soluções de conflitos, visando esclarecê-los, resolvê-los ou minimizá-los
Incorporar o uso de novas tecnologias na sala de aula e em casa. Usar destes recursos para divulgar nossas atividades;
Compartilhem  experiências, aprendizados, dúvidas... através do nosso blog usando de diversas ferramentas com o sites de busca, slides, PowerPoint, H.Q,  webquest, vídeos...
Aprendam a organizar todas as atividades em portifólio específico para o projeto (pasta tipo catálogo) e também no portifólio virtual ( nosso blog).

QUESTÃO ESSENCIAL (QE)
Como cultivar e conquistar novos amigos?
Como ser tolerante em relação ao outro?
Como podemos melhorar nosso relacionamento?
Como usar   as novas tecnologias na minha formação, satisfazendo minhas curiosidades e necessidades e com responsabilidade?

QUESTÕES DE AULA (QAs)
Rever e elaborar   rotineiramente atividades e dinâmicas que possibilitem novas e/ou melhores  aproximações, que  desenvolva o respeito, a afetividade, a tolerância... entre o grupo e  outras pessoas.
Atividades que permitam enxergar no outro suas qualidades e que estas sejam enaltecidas;
Compreender  o porque precisamos ter bons modos.
Compreender porque devemos ser responsáveis no uso da internet e de outras tecnologias?

QUESTÕES DE CONTEUDO (QCs)
Trabalhando a identidade. Quem sou eu?
Conhecendo melhor nossa turma. Trabalho  com planilhas, gráficos...
O que são bons modos e como eles ajudarão a melhorar o nosso relacionamento?
Como eram educadas as crianças de outras épocas (no lar, na escola...)? E nos tempos atuais?
Quais cuidados devemos ter para o uso responsável da internet.
O que é bullying? O que é cyberbullying? Como evitar? Denunciar?
Texto Bílblico.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Ø  Computador(es) munido(s) de diversos recursos;
Ø   Máquina fotográfica;
Ø  Aparelho de som, CDs;
Ø  Vídeo e DVD;
Ø  Cópias de textos;
Ø  Livros, revistas, jornais...
Ø  Bíblia;
Ø  Materiais escolares diversos e comuns.
Ø  Pastas/portifólios;
Ø  Caderno para registros.



AVALIAÇÃO:
Disporei de várias estratégias para avaliar os alunos durante os processos do desenvolvimento do projeto.
ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO:





Perguntas de conferencia:
            Avalia  a capacidade dos alunos a pensarem e refletirem. Tem o intuito de verificarmos o raciocínio e fornecermos um feedback durante o desenvolvimento do projeto.

·         Você acha que é um bom amigo, por quê?
·         Quais as qualidades de um amigo?
·         Que atitudes você precisa melhorar?
·         Para você qual é o preço de uma amizade?




DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO:

REGISTROS:

Ao final da atividade, pedir que reflitam e escrevam  em seus diários, sobre as novas aprendizagens e reflexões, com o objetivo de analisar e posteriormente fornecer-lhes  um feedback, esclarecendo possíveis mal-entendidos, dando-lhes explicações adicionais, se julgar necessário.
Tem a finalidade ainda  avaliar se compreenderam o tema/assunto abordado.  Para auxiliarem no relatório, segue algumas instruções:
·         Esta semana/aula eu aprendi que...
·         Como me desempenhei na tarefa de hoje?
·         O que ajudou ou atrapalhou na aprendizagem de hoje?
·         Neste momento o que é desafiador para você? Conte sua dificuldade.
·         No que você precisa melhorar?
·         Alguma coisa o deixou confuso na aula de hoje?
·         Qual sua opinião sobre... ? Por que você acha isso?
·         O que você aprendeu sobre si mesmo?
·         Sobre o que mais gostaria de aprender?

Conferindo suas capacidades de refletirem e pensarem sobre como aprendem.

·         Você está fazendo o melhor que pode? Consegue melhorar ainda mais? No que poderia melhorar?
·         Tem revisado suas produções?Acha importante? Por que?
·         Tem participado das aulas? Ouve atentamente as explicações?
·         Procura esclarecer suas duvidas? De que forma?
·         O que tem feito para melhorar suas relações com a professora e com os colegas?

APÓS A EXECUÇÃO DO PROJETO:



·         O que você achou do projeto?
·         O que aprendeu sobre si mesmo? Que mudanças observou em você? Qual foi a mais difícil?
·         Existe alguma coisa que ainda precise melhorar? O quê?
·         Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu dele?Por quê?
·         Deixe uma mensagem, a outras pessoas.


QUER SABER MAIS SOBRE ESTE PROJETO? SUGESTÃO DE ATIVIDADES... ENTRE EM CONTATO.
marileneaamaral@ig.com.br