Este é meu blog. Nele compartilho minhas experiências educacionais com todos. Seja bem vindo.
RSS

quarta-feira, 10 de março de 2010

AZUL E LINDO

Posted in MEIO AMBIENTE -

05:20
by MARILENE APARECIDA DO AMARAL

AZUL E LINDO











Este é o planeta Terra. E aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.



Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o universo. Nesta buscas são usados: telescópios cada vez mais poderosos, foguetes, antenas capazes de ir cada vez mais longe. Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, água e vida.



Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não. E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos. Por isso os membros da Organização da Nacões Unidas (ONU) preocupando-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir este problema. E dessas reuniões têm saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra venha a se transformar num ambiente hostil, com vários desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.



Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:



“Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável.”



“todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas.”



A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados. Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.



É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governantes, para que olhem mis para os povos e grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e harmonia com a natureza. É justo que todos os povos queiram melhorar a vida. Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem conseqüência no outro.



Assim nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.



Ruth Rocha e Otávio Roth - Adaptado de Azul e Lindo: planeta Terra, nossa casa.

0 comentários: